Matérias-primas vegetais
Upcycling pode salvar o chocolate e tornar a indústria sustentável

Upcycling pode salvar o chocolate e tornar a indústria sustentável

Empresas de todo o mundo buscam inovar e prevenir a extinção do cacau. As alternativas vão de usar o upcycling a produzir chocolate sem o cacau!

Dizem que o chocolate belga é um dos melhores do mundo, não é? Então eles devem entender bem o que estão fazendo. E talvez seja por isso que resolveram usar o cacau por inteiro. Ora, se esse fruto é tão difícil de cultivar e causa tantos impactos ambientais, nada mais justo do que aproveitar cada pedacinho dele, certo?

Infelizmente, errado. Porque só os grãos são usados para fazer o chocolate, ou seja, mais de 90% do cacau vira resíduo.

Pelo menos era assim até a Barry Callebaut criar a marca Cabosse Naturals e começar a utilizar a polpa do cacau para fazer um chocolate upcycled.

O chocolate upcycled é feito com a polpa do cacau que, normalmente, era descartada./ Image by: VandenBulcke

Indo além do chocolate

Há dois anos e meio, a Cabosse Naturals introduziu uma nova maneira de aproveitar o fruto do cacau, frequentemente desperdiçado, transformando-o em uma linha de ingredientes, como suco, polpa, concentrado e pó.

A empresa pressiona a polpa para criar um concentrado, que pode ser usado como base para várias bebidas, e está encorajando os produtores a adotarem práticas de upcycling semelhantes para minimizar o desperdício na produção de chocolate. 

Ao utilizar esses novos ingredientes, os produtores e fabricantes poderão lançar novas linhas de alimentos e bebidas que oferecem um sabor único e incentivam consumidores a criar um impacto positivo com suas compras.

+Upcycling

Outra empresa da Bélgica, a Luker Chocolate, também resolveu mudar sua fabricação para uma que fosse completamente upcycled.

Da mesma forma que a Cabosse, a Luker Chocolate notou a quantidade enorme de desperdício que envolve o plantio e colheita do cacau.

A equipe da Luker desenvolveu métodos e encontrou caminhos de aproveitamento do fruto, reaproveitando a polpa e o suco não só para fazer chocolate, mas também bebidas e outros alimentos, como uma alternativa natural ao açúcar, por exemplo.

Chocolate 70% da Luker Chocolate./ Image by: Chokoluteria

Além disso, a Luker Chocolate foi um pouco mais além e pensou na renda dos agricultores do cacau. Enquanto, normalmente, eles só recebem pagamentos pelos grãos, agora, com o upcycling, passam a lucrar com a venda de um percentual maior do cacau, gerando uma renda adicional sem precisar aumentar a produção.

Chocolate sem cacau

Também em busca de uma produção sustentável e livre de desperdícios, uma empresa londrina está buscando subtrair completamente o ingrediente cacau da equação do chocolate.

A WNWN Food Labs, que se autodenomina uma empresa de chocolate alternativo, aproveitou um processo de fermentação proprietário para transformar ingredientes à base de plantas amplamente disponíveis, como cereais e leguminosas, a fim de criar chocolate sem cacau que “tem o mesmo sabor, derrete, quebra e assa como chocolate convencional”.

Os produtos sem cacau da WNWN afirmam reduzir as emissões de carbono em 80% em comparação com os chocolates convencionais, de acordo com uma análise interna do ciclo de vida.

Aliás, já falamos sobre outros chocolates sem cacau aqui.

Pode comer sem culpa, mas seja consciente

Para os amantes de chocolate, pode ser uma surpresa desagradável saber que produzir seu doce favorito não é sustentável nem para o meio ambiente, nem para os agricultores, nem para os empresários. Estudos sugerem que até 2050, cerca de 33% das árvores de cacau em todo o mundo podem morrer devido às mudanças climáticas, e há quem diga que o chocolate feito com cacau, no futuro, será extinto.

O chocolate sem cacau vem se mostrando cada vez mais como o futuro da indústria
O chocolate sem cacau vem se mostrando cada vez mais como o futuro dessa indústria./ Image: Shutterstock

A redução do desperdício de alimentos é vital na luta contra as mudanças climáticas, como ressalta a Agência Padrão de Alimentos do Reino Unido. Essa preocupação dos consumidores impulsiona a tendência crescente de reaproveitamento de alimentos. 

Porém, como mostramos aqui, existem alternativas. Empresas estão cada vez mais adotando práticas upcycling das partes que antes era descartadas, tornando seus produtos mais sustentáveis e reduzindo custos. 

Cada vez mais conscientes, os consumidores se preocupam com questões ambientais e sociais na cadeia de suprimentos do chocolate, como desmatamento e más práticas trabalhistas. 

Um bom começo é permanecer aberto ao diferente e buscar alternativas sutentáveis. Upcycling de chocolate é uma delas.

Fontes: Green Queen, Food Ingredients, Ism Cologne, Food Navigator, Upcycled Food, ONU News, BBC, CNN, O Globo, Mídia Ninja, Food Ingredients First

 
Fale conosco
2

2 thoughts on “Upcycling pode salvar o chocolate e tornar a indústria sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× .