Tropicana lança edição limitada com a marca “Tropcn” sem as letras “AI”
A Tropicana, marca gigante de sucos de laranja, está lançando uma embalagem de edição limitada com a marca “Tropcn” – sem as letras “AI”, ou seja, as mesmas letras de Artificial Intelligence (inteligência artificial) removidas de seu nome para destacar os ingredientes naturais de seu produto.
Já era de se esperar que o hype da IA fosse criar uma contracorrente, uma anti-tendência, mas é importante dizer que até mesmo uma formulação criada por inteligência artificial pode ser feita 100% de ingredientes naturais.
Segundo a Tropicana, “cada novo avanço da IA aparentemente nos aproxima do mundo artificial e mais longe do natural”. Isso é um desserviço para a indústria de alimentos. A quem interessa confundir o consumidor dessa forma?
A inteligência artificial apresenta vários problemas como privacidade dos dados, alucinações, viéses, mas nenhum deles tem relação com alimentos artificiais até o momento, inclusive há muitas formas totalmente humanas de se incluir ingredientes artificiais em um alimento, nem precisa gastar com inteligência artificial para isso.
Imagine se o Chat GPT te der uma receita de bolo, o bolo será artificial porque a receita veio de uma IA? Se o bolo for preparado por você com seus ingredientes habituais, o máximo que a IA fez foi fornecer uma receita diferente para o seu bolo.
Me pergunto se a empresa espreme manualmente as milhares de laranjas de seus sucos ou se usam máquinas e sistemas de qualidade computadorizados artificiais para assegurar que as laranjas saiam da natureza e apareçam em garrafas plásticas nos supermercados.
A empresa descobriu que pesquisas por “O que é IA?” aumentaram 643% de 2022 a 2023 e claro, não perdeu a oportunidade de se beneficiar, o que é legítimo, mas seria infinitamente melhor se não induzisse o consumidor ao erro.
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