Parquinho upcycled é a alegria das crianças
Qual a criança que não gosta de brincar, não é? Mas e se os pequenos pudessem, ao mesmo tempo, se divertir e ainda fazer parte de algo sustentável? É essa a ideia por trás do parquinho upcycled.
Essa novidade tem se tornado cada vez mais procurada, tanto por pais que querem ter um parquinho no quintal de casa e, até mesmo, por prefeituras e governantes que desejam incentivar a sustentabilidade em suas cidades desde criança.
Playgroud feito de plástico reciclado
Enquanto as crianças ganham mais um espaço para brincar e socializar com amiguinhos, o planeta também agradece. É assim no Havaí.
Essa ilha é uma das mais procuradas no mundo por turistas apaixonados por belas praias, porém, cada vez mais plástico tem sido encontrado nos oceanos.
Pensando nisso, a Hawaii Volcanic Water, uma companhia de água da região, decidiu construir parquinhos reciclados nos parques e praças do Havaí. O plástico utlizado vem das praias e mares do Havaí, além de materiais de construção naturais e não tóxicos, de origem local.
Além disso, a ideia do parque é levar as crianças em uma viagem pela criação e história das ilhas havaianas.
Na África
Ruganzu Bruno, quando ainda era estudante de arte na Universidade de Kyambogo, Uganda, sonhava ser um artista como Picasso. Certo dia viu crianças a brincar numa de suas esculturas feitas do lixo que ele encontrava na cidade. Percebeu então que devia mudar o foco das esculturas para counstruir parquinhos.
Ver os jovens a interagir com sua arte lembrou-o da infância na zona rural. Ele passou então a recrutar artistas e amigos para dar vida ao novo projeto.
Desde então sua organização, a Eco-Art Uganda constrói parquinhos upcycled feitos de materiais que seriam descartados no lixo. As próprias crianças desenham os brinquedos de seus sonhos e a Eco-Art se põe a trabalhar para torná-los realidade. Os brinquedos são todos móveis, para que as comunidades possam emprestá-los ou trocá-los entre si.
Para melhorar, o projeto ainda contribui para a redução das pilhas de lixo acumulada nos arredores da cidade e desperta a consciência ambiental de toda a população. Todo tipo de resíduo plástico e metal pode ser usado, desde televisões quebradas e pneus velhos até garrafas plásticas.
No último ano Bruno ganhou 10 mil euros em um concurso e usou parte do dinheiro para criar um novo parque em uma escola local com apoio da população que participou ativamente da coleta dos materiais e construção. O restante do dinheiro do concurso está sendo empregado num novo projeto que vai apoiar novos negócios criativos de mulheres eco-artistas em Kireka.
Bruno finalmente se sente realizado, seu trabalho causa impacto positivo na vida das pessoas.
Na Autrália também tem
Em parceria com a Garnier (sim, aquela marca famosa de produtos de beleza), uma escola em Gold Coast, na Austrália, ajudou a construir o primeiro parquinho upcycled de embalagens de cosméticos.
A Park Late State School reciclou 14.700 embalagens de produtos de beleza que iriam para o aterro sanitário para construir um parque para as crianças da escola.
Além disso, o melhor da história é que as próprias crianças participaram do processo de coleta dos materiais recicláveis e da construção do parquinho.
Marcas para ficar de olho
E se você quiser ter um parquinho para os pequenos em casa?
A Korkat, empresa americana, vem fazendo isso já há alguns anos. Eles trabalham com o plástico reciclado de produtos como galões de leite e garrafas de água.
Outra companhia que vale mencionar é a Kompan, da Nova Zelândia.
O trabalho deles é mais com madeira reflorestada.
Dessa forma, os produtos são feitos de material de construção da própria natureza e madeira proveniente de silvicultura sustentável.
Por exemplo, mais de 640 mil toneladas de redes de pesca são despejadas e descartadas no oceano todos os anos, o mesmo peso de 55 mil ônibus de dois andares (e já falamos sobre outra iniciativa com upcycling de redes de pesca aqui)
Por isso, os brinquedos da Kompan são feitos com 75% de resíduos oceânicos.
Uma festa para as crianças
Upcycled ou não, as crianças amam brincar em um parquinho.
Mas se forem feitos de materiais reaproveitados, melhor ainda, pois podem despertar nos pequenos uma consciência ambiental desde cedo, concorda?
PS: Artigo originalmente escrito em 16/08/2017 e publicado aqui em 11/10/2023.
Referências: Eco Business, Child in the City
[…] Além do giz de cera upcycled, sabia que até os parquinhos podem ser upcycled? Confira nosso outro artigo aqui. […]