85% das indústrias brasileiras já adotam pratícas de economia circular, aponta pesquisa
A pesquisa realizada pela CNI e Fiesp revelou que 85% das indústrias brasileiras adotam práticas de economia circular, comparado aos 76% de 2019.
Muitos empresários veem a circularidade como forma de reduzir emissões de gases de efeito estufa. No ecossistema empreendedor, o número de startups circulares no Brasil subiu de 17 para 43 em um ano, segundo o Circular Startup Index da Ellen MacArthur Foundation, destacando projetos de upcycling e produtos biodiversos.
O governo federal também avança com a Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec) e com a Política Nacional de Economia Circular (Pnec), que está em tramitação.
A Circular Brain, por sua vez, promove a coleta e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos por meio da tecnologia Circulare, com 15 mil pontos de coleta no Brasil. A Ambipar Environment | Brasil, com seu IPO em 2020, fortaleceu sua atuação circular com coleta e reintegração de materiais na cadeia produtiva, expandindo pontos de coleta e reciclados.
Empresas de foodtech nçao ficam de fora. A Nude., produtora de bebidas de aveia, neutraliza emissões e utiliza subprodutos para reduzir a pegada de carbono, com projetos de agricultura regenerativa e produtos upcycled. A startup está prestes a lançar seu primeiro produto com a Certificação Produto Upcycled, um cereal elaborado a partir do resíduo gerado na produção do leite de aveia.
O cenário aponta uma tendência crescente de circularidade como resposta aos desafios ambientais e ao aumento dos preços das commodities.
▶ Fonte: Valor Econômico
▶ Veja o artigo completo aqui.
Veja mais notícias sobre o mundo do upcycling aqui.