Urna funerária feita de cogumelos: startup ganha prémio internacional
Quem sonha levar os conceitos de sustentabilidade até o último suspiro, precisa conhecer a urna funerária “Navegar”, toda produzida de micélio de cogumelos.
Em formato de barquinho, se jogada ao mar, pode se dissolver em poucos dias na água doce ou salgada, tornando-se um fertilizante natural.
O objeto, assinado pelos designers curitibanos Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, do Furf Design Studio, ganhou neste ano o iF DESIGN Award de 2024, em Berlim, considerado o “Oscar do Design” mundial.
O material é fabricado pela startup paranaense Mush, a primeira empresa da América Latina a utilizar o micélio do cogumelo, ou seja, o enraizamento do fungo, para fabricar cerca de 25 produtos, entre embalagens, materiais de construção civil e objetos de decoração.
Os micélios usados pela Mush crescem e se multiplicam a partir de subprodutos agrícolas – os resíduos que seriam descartados pela agroindústria, como cascas de sementes de grãos, pó de serragem e bagaço de cana.
Esta notícia já tinha sido divulgada pela Forbes em fevereiro de 2024. Mas coincidência ou não, o UOL voltou a divulga-la no dia 08 deste mês e hoje tinhamos programado a divulgação da nossa parceria de muito tempo com a Mush.
Fonte: UOL – Universo Online
Veja o artigo completo 👉 https://lnkd.in/ddae32t9