O que fazer com as hortaliças atingidas por chuvas de granizo?
As mudanças climáticas estão cada vez mais intensas e isto causa perdas enormes de alimentos, seja pelo calor ou frio extremos, por enchentes e até por granizo.
O granizo queima as folhas das hortaliças, o que muitas vezes não é algo irremediável. Elas ficam feias, mas continuam comestíveis.
Em vez de punir o produtor com a perda da colheita, a rede de supermercados holandesa Albert Heijn jogou a real para o consumidor e colocou no rótulo a explicação do porquê seu espinafre de marca própria não estar tão bonito quanto deveria.
Na imagem: “algumas folhas de espinafre apresentam danos causados pelo granizo, um pouco menos bonitas, mas igualmente saborosas”.
No upcycling trabalhamos para valorizar resíduos inevitáveis da produção de alimentos, afinal os evitáveis a gente simplesmente evita gerar! Por isso bato nessa tecla de que a redução das perdas alimentares passa também pela educação do consumidor.
Aceitar produtos imperfeitamente deliciosos é essencial para pararmos de jogar comida boa fora. E ser honesto e transparente com o consumidor é o melhor caminho.
Veja aqui mais artigos de opinião do Linkedin da Natasha Padua.