O Brasil possui um banco de sementes curioso, o Maconha Seeds Bank, que pelo nome, você já deve imaginar que tipo de sementes ele guarda.
Aromas extintos também merecem ser preservados
Bancos de sementes, como o Global Seed Vault, preservam a diversidade genética das culturas. No entanto, a extinção de cheiros, que persistem apenas na memória, também pode ser uma preocupação.
E se o próximo cheiro a ser extinto for o da sua comida favorita? Ou daquele parque que você ama passear. Esses cheiros são mais do que simples aromas, eles integram experiências culturais afetivas.
O projeto “Extinto” do Boticário destaca a importância de preservar não apenas os recursos tangíveis, como sementes e plantas, mas também os intangíveis, como os cheiros.
O Extinto utiliza o aroma de locais icônicos do mundo antes de serem poluídos para destacar a urgência de mudarmos nossos hábitos.
O projeto começou pela Baía de Guanabara, um dos pontos mais emblemáticos do Brasil. No entanto, quase 100 toneladas de rejeitos são despejadas ali diariamente.
Com a tecnologia Headspace, os perfumistas capturaram moléculas aromáticas do ambiente sem danificar a natureza, recriando em laboratório o perfume que remete ao cheiro original da natureza na Baía de Guanabara.
A extinção de cheiros capturada pelo projeto do O’Boticário, é um lembrete da fragilidade do mundo natural.
Quer ajudar a garantir o futuro da alimentação? Promova a troca de sementes e consuma dos pequenos produtores. E não se esqueça de consumir integralmente os alimentos, cascas, talos e caroços são valiosos, não os desperdice. Quanto maior a diversidade, melhor será a nossa dieta no presente e no futuro!
PS: Artigo originalmente escrito em 30/05/2017, editado e publicado em 19/06/2024.