Queda de mais de 3% nas safras de 2024: upcycling pode ser a solução
Segundo o IBGE, em 2024, as safras de cereais, leguminosas e oleaginosas terão uma queda de mais de 3%. Com o aumento do consumo precisamos urgentemente de alternativas sustentáveis como o upcycling de alimentos. É o “novo normal”!
Para a safra de 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima uma produção de 306,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, o que representa uma queda de 3,2% em relação à produção de 2023. A área a ser colhida é prevista em 77,6 milhões de hectares, com um rendimento médio nacional de 2.962 kg/ha. As culturas de arroz, milho e soja continuam sendo os principais produtos, somando 92,6% da produção estimada e 87% da área colhida (Canal Rural) (Agência de Notícias – IBGE).
Os efeitos climáticos, como o El Niño, têm influenciado as estimativas. O excesso de chuvas no Sul e a falta de chuvas no Centro-Norte limitaram a produtividade da soja, cuja produção é estimada em 150,4 milhões de toneladas, uma queda de 1% em relação a 2023. O milho, por sua vez, deve ter uma produção de 117,7 milhões de toneladas, representando uma queda de 10,2% comparado a 2023 (Canal Rural).
Fonte: IBGE e Canal Rural Produções
Veja os artigos completos aqui➕aqui.
Com a diminuição da produção, não é sustentável aumentar as áreas de plantio. A agroindústria já tem ao seu dispor tecnologias e meios inovadores para compensar essas perdas e muitas vezes com mais LUCRO. Upcycling de alimentos é um desses meios.
Veja mais notícias sobre o mundo do upcycling aqui.