Upcycling em marcas próprias: uma estratégia para supermercados
Uma das principais formas de faturamento de supermercados, as marcas próprias podem se alinhar ao upcycling: pães, sorvetes, café e até carnes veganas são frutos desse conjunto.
Os supermercados são um dos comércios mais tradicionais na rotina das pessoas, mas geralmente são associados à venda e distribuição de marcas, sem considerar a crescente demanda por produtos de marca própria.
Para se ter uma ideia, um estudo da NielsenIQ (NIQ) revelou que produtos de marca própria estão presentes em cerca de um terço dos lares brasileiros.
Com potencial de reduzir o preço repassado aos consumidores, estes produtos são uma das principais estratégias para reduzir a evasão de clientes o cash and carry (atacados e atacarejos). O relatório apontou que os produtos de marca própria podem garantir uma margem bruta superior a 30%, além de preços até 20% mais baratos que os concorrentes convencionais.
E se as marcas próprias também fossem sustentáveis?
O faturamento pode aumentar ainda mais quando a produção de marcas próprias vem associada ao upcycling – que transforma resíduos alimentares que seriam descartados em novos produtos de valor agregado.
O upcycling reduz os custos de matéria-prima e maximiza o uso de recursos. Isso se traduz em uma dupla vantagem: redução de custos operacionais e a criação de produtos diferenciados.
E exemplos não faltam, supermercados internacionais como Migros e Kroger estão usando estratégias de upcycling em suas marcas próprias para promover a sustentabilidade e se diferenciar no mercado.
Marca própria upcycled e plant-based
A rede de supermercados suíça Migros fez uma parceria com a Circular Food Solutions para lançar uma nova linha de carne plant-based upcycled.
Os produtos contém malte de cevada, um resíduo limpo da produção de cerveja.
Atualmente, há três novos produtos na linha: hambúrgueres, carne moída e pedaços marinados. As alternativas de carne usam a tecnologia da Circular Food Solutions, conhecida por produzir carnes alternativas com “uma textura fibrosa única, sabor e elasticidade”.
As novidades fazem parte da marca própria V-Love da Migros, que oferece outros produtos à base de plantas, como tofu, chocolate, biscoitos e muito mais.
Pães upcycled
Fruto de uma parceria entre a Upcycled Foods Inc. e a rede de supermercados norte-americana Kroger, os pães contêm 10% de um ingrediente feito a partir do malte de cevada.
Os pães Multigrãos e Quinoa Multigrãos contém uma mistura de malte de cevada, trigo e centeio. Estes pães fazem parte da Missão Fome Zero da varejista. Outros exemplos são o brownie de chocolate amargo, biscoitos e o pão de banana sem glúten – todos produtos upcycled certificados.
Sorvete de banana upcyled
Também reforçando a militância do desperdício zero, a Auchan juntou-se ao parceiro Once Upon a Tarte, das marcas A Tarte e O Gelado, para criarem um sorvete de banana e caramelo (já notíciamos aqui).
As bananas vêm das próprias lojas Auchan, que não foram vendidas e seriam desperdiçadas. Nasce assim o sabor Banoffee, resultado da utilização de bananas muito maduras e caramelo.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o upcycling oferece uma oportunidade única para os supermercados se destacarem. É uma excelente oportunidade de alinhar seus objetivos financeiros com um compromisso genuíno com a sustentabilidade.
Referências: Vegconomist, Supermarket News, Abmapro e ESG News, Infomoney