Taste of Zero Waste: rede de hotéis Hilton apresenta menus zero desperdício
Na batalha contra as mudanças climáticas, é justo dizer que os gigantes corporativos têm uma responsabilidade maior quando se trata de fazer grandes mudanças. Por isso, a rede de hotéis Hilton lançou menus zero desperdício em quatro dos seus hotéis no Reino Unido como parte da sua estratégia ESG.
Para você ter uma ideia do impacto de uma ação como essa, saiba que hotéis desperdiçam cerca de 80.000 toneladas de alimentos em média anualmente.
Durante o próximo ano a rede planeja implementar iniciativas de desperdício zero em seus hotéis da Europa. A empresa estabeleceu uma meta de zera emissões de gases para 2030 e a comida tem um impacto enorme para atingir esse resultado.
A iniciativa conta com chefs de seus hotéis na curadoria de pratos upcycled num menu chamado “Taste of Zero Waste”. Os pratos aproveitam o máximo das partes até então desprezadas dos alimentos. Estamos falando de talos, cascas, aparas e sobras limpas de outras refeições do hotel. Assim o excesso de frutas vira geléias, vegetais são transformados em picles, pães do café da manhã viram pudim, frutas machucadas vão parar nos coquetéis e partes que antes eram descartadas, como pele de peixe ou coração de boi, entram nos pratos.
“Como chefs, somos os catalisadores de mudanças positivas e temos a oportunidade de definir o padrão para refeições sustentáveis”, disse Paul Bates, chef executivo do hotel London Metropole, onde o menu custa £ 40. “Nosso cardápio inspira os clientes a adotar novos sabores, ao mesmo tempo que os capacita a liderar o combate ao desperdício de alimentos.”
Esses menus refletem os objetivos ambientais mais amplos do grupo, então eles vêm acompanhados de um programa de redução do desperdício alimentar e conta com parcerias com fornecedores alinhados aos mesmos objetivos. Além disso a rede trabalha com uma IA que mede, rastreia e reduz o desperdício em cozinhas comerciais.
Esta não é a primeira ação em direção à sustentabilidade nos menus
Em 2023 a rede passou a incluir a pegada de carbono de cada um de seus pratos no cardápio de mais de 30 hotéis, o que promoveu aumento da popularidade dos itens de baixo carbono e feedback positivo dos hóspedes ao sistema de rotulagem de carbono. O impacto foi tal que o menu seguinte já conta com 85% de pratos de baixo e médio carbono, ajudando os comensais a fazer escolhas sustentáveis sem abrir mão de uma refeição de chef.
A rotulagem ambiental é uma maneira fácil de capacitar consumidores a fazerem escolhas mais informadas (já falamos sobre esse assunto aqui e aqui). Outro exemplo de certificação que promove produtos, ingredientes e menus sustentáveis é a certificação upcycling (aqui).
A certificação upcycling certifica itens produzidos a partir de insumos que de outra forma teriam seriam descarte. Ela destaca para o consumidor esse esforço adicional da indústria e restaurantes em valorizar seus resíduos e dar a eles o status que merecem.
A rotulagem de carbono dos menus faz parte do programa mais amplo “Viagem com Propósito” da Hilton, que pretende impulsionar viagens e turismo responsáveis a nível global.
Embora os menus zero desperdício estejam disponíveis por tempo limitado, alguns pratos serão incorporados e permanecerão no cardápio. Talvez seu verdadeiro legado seja fazer com que chefs e clientes iniciem uma conversa sobre nosso caro hábito de desperdício de alimentos que não cabe mais nos dias de hoje.
Referências: The Telegraph, MSN, Sustainable Food Business, Daily Mail, Green Queen, Global Trender