Aeroporto vai produzir vinho a partir de uvas cultivadas no telhado do terminal
Aeroporto vai produzir vinho a partir de uvas cultivadas no telhado do terminal e não sei se acho boa ideia ou não.
Telhados verdes são um uso incrível do espaço urbano, uma forma de devolver parte da permeabilidade que a construção tirou do solo. Há hortas urbanas cultivadas em telhados e além de devolver o verde da cidade, ainda geram alimentação de qualidade para as pessoas.
Também funcionam como isolantes térmicos, já que a vegetação absorve menos calor que outros materiais de cobertura. E ainda, previnem inundações, reduzindo escoamento da água da chuva.
O Aeroporto de Florença, na Itália, anunciou planos para se tornar o primeiro aeroporto do mundo a produzir vinho a partir de uvas cultivadas no telhado do terminal de passageiros.
O novo terminal terá uma área de 50.000 metros quadrados e o vinhedo instalado no telhado terá 7,6 hectares. O vinho será envelhecido em adegas sob o terminal e será então vendido.
A reforma do aeroporto também envolverá a criação parques no entorno e terá proposta ambientalmente sustentável, com conclusão entre 2026 (fase 1) e 2035 (fase 2).
O marketing da iniciativa é incrível, uma forma de destacar a tradição vinícola da Toscana e criar novos vínculos com os viajantes, mas imagino qual será a qualidade do vinho com o tempero da poluição dos aviões circulando ali todos os dias.
Que outros usos sustentáveis poderíamos pensar para os tetos de aeroportos que não envolvessem alimentar pessoas com produtos possivelmente poluídos?
Reeferência: https://aeroin.net/aeroporto-vai-produzir-vinho-a-partir-de-uvas-cultivadas-no-telhado-do-terminal-de-passageiros
Veja aqui mais artigos de opinião.