Cafeína funcional – tendência para quem bebe mais que um cafezinho
Algumas pessoas são mais que apreciadores de café, são verdadeiros “coffeeholics”. Sabia que a cafeína também tem suas propriedades funcionais? Enquanto ingrediente, a cafeína funcional vem ganhado cada vez mais espaço.
Se você é movido a cafeína, que tal conhecer outras novidades que já falamos no Eat Innovation?
- Cafeína na veia: a tecnologia que vai te dar energia
- Queijo de café: o amor pela cafeína em todo lugar
- Café mastigável é a nova mania dos viciados em cafeína
- 8 infusões de café que vão mexer com a sua cabeça
Um estudo da Universidade de Stanford encontrou uma correlação entre o consumo de cafeína e o aumento da longevidade. Neste caso a cafeína combate a ação de genes que desencadeiam inflamações no corpo. Essas inflamações contribuem para o aparecimento de alguns tipos de câncer, demência, artrite e doenças cardiovasculares. Ou seja, quem quer ter vida longa, pode consumir café. Sem excessos, ok?
Mas se você é como eu, que não gosta de beber café (somos raros, mas existimos!), pode aproveitar os benefícios da cafeína funcional nestes outros produtos.
Café com probióticos: da Jùs by Julie é pronto para beber frio e tem sabor de baunilha.
Café com lúpulo: É praticamente um café sabor cerveja e feito para beber gelado. Segundo a fabricante do produto, Anchorhead a bebida demora 20 horas para ficar pronta.
Café com manga: No Brasil há uma superstição de que manga com leite faz mal, mas e manga com café, acontece o que? Quem quiser pode provar. A startup 28Drink lançou o 28 COFFEE, um café com sabor de manga e caramelo, levemente adocicado. Fique tranquilo, não tem leite!
Suco de café: Aliás, a 28Drink não é a única a misturar café e fruta, tem também o suco de café. Framboesa, café e açúcar + coco, baunilha ou caramelo salgado, esta é a receita da startup canadense Coffee Juice.
Café com proteína: com o crescimento das dietas “paleo”, low carb e etc, já criaram o café protéico. A bebida com whey protein é do fabricante de suplementos Reflex Nutrition. Cuidado com o excesso de proteína, pessoal da academia, estamos combinados?
Chiclete cafeinado: nem só de bebidas vivem os viciados em café, Energy Bombs são pastilhas para mascar. O público-alvo desse produto são os jovens, que não querem manchar os dentes com café, mas que querem consumir cafeína como energético. Além disso tem vitaminas B6 e B12 e é fácil de carregar na mochila.
Granola de café: a Awake Granola produz barrinhas de cereais cafeinadas com coco, canela, damasco, chocolate ou amendoim, ideais para um lanche rápido.
Farinha de café verde: inovação saindo direto da universidade. Um grupo na Brandeis University, em Boston/EUA, desenvolveu uma farinha feita de grãos de café verdes cozidos a baixa temperatura e moídos criogenicamente em nitrogênio líquido. Fonte de antioxidantes, ela pode ser usada na produção de pães e bolos ou adicionada diretamente em sucos e cereais. O método já foi patenteado.
Cosméticos: além da ingestão, também se pode passar café no corpo. O ingrediente é excelente na confecção de cremes esfoliantes ecológicos porque é biodegradável enquanto as esferas plásticas dos esfoliantes comuns são poluentes. Tem também máscara para o rosto, sabonete, opções para todos os gostos.
No limite: se você é do tipo que não diz nem bom dia enquanto não bebe café, pode escovar os dentes com ele, a Power Toothpaste já garante a primeira dose de cafeína do dia pela sua gengiva. Tem efeito imediato e claro, também limpa, combate a placa e o tártaro!
Depois de tantos produtos, será que ianda vai faltar cafeína funcional no seu dia?
PS: artigo originalmente escrito em 17/05/2017. Editado, atualizado e publicado aqui em 26/01/2024.
Referências: Trend Hunter, PR Newswire, Trend Monitor, Eater