O vinho está em perigo, esse alerta é pra você.
Se você gosta de beber vinho, esse alerta é pra você: sabia que um aumento de 2°C na temperatura pode tornar mais da metade das áreas vitivinícolas existentes inviáveis para o cultivo de uvas para vinho?
Se seguirmos nesse ritmo, em 2040, 86% das regiões vitivinícolas serão utilizáveis. Em 2080 esse número cai para 56%. Em 2100, apenas 44% das áreas estarão aptas a produzirem uvas.
Para mostrar na prática o que isso significa, a Ampersand Estates, uma vinícola australiana, lançou a linha Tomorrow’s Vintage, uma série de vinhos que vem só parcialmente preenchidos com a mesma proporção de terras utilizáveis e seu respectivo ano, ou seja, um vinho do futuro.
O verso da garrafa explica como cidadãos comuns podem agir e, aqueles que possuem terras, podem assinar um acordo de conservação local para proteger aquela terra, mesmo que mude de mãos no futuro, proibindo atividades prejudiciais ao meio ambiente.
Em 2017 falei sobre como as mudanças climáticas vão afetar os alimentos, inclusive o vinho, nesse artigo do Eat Innovation: https://eatinnovation.com/pt/comida-do-amanha-mudancas
Esse cenário futuro catastrófico ainda pode ser revertido. Se não for pelo planeta, que seja pelo menos pela sua taça de vinho.
Salve o Sauvignon!