Ademais, outro ponto interessante é que o sabor da farinha varia conforme a região onde é o cafeeiro é cultivado, é como o terroir do vinho. A farinha da América Central é mais adocicada, enquanto a da Ásia tem notas de soja.
A segunda vida do café: produtos inovadores direto do cafezal
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O que fazer com o pó de café usado? E as folhas que caem no cafezal? E as cascas do fruto? Conheça a segunda vida do café: produtos inovadores direto do cafeeiro.
De antemão, segundo a Organização Internacional do Café, o consumo mundial de café ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos por ano e registra crescimento anual de 2,5%. Cada brasileiro bebe cerca de 80 litros da bebida por ano, o segundo maior índice atrás apenas dos EUA. E uma pesquisa da Embrapa prevê que, ao final de 2023, a demanda global pela bebida deverá alcançar em torno de 178, 5 milhões de sacas.
Em outras palavras, o café está presente nas mesas do mundo todo.
Porém, para fazer a bebida atualmente usa-se apenas os grãos. O que fazer com as folhas que caem no cafezal e as cascas do fruto? E com a borra do café? Já falamos de dois usos inovadores, o tecido (aqui) e jóias de café (aqui), ambos feitos com pó usado. E, felizmente, essas aplicações ganharam novas companhias de peso no reaproveitamento das sobras da atividade cafeeira e garantem assim a segunda vida do café.
Uma segunda vida do café: Farinha de café
Por exemplo, os frutos (também chamados de cerejas do café), que eram um transtorno para os fazendeiros produtores, agora dá origem a uma farinha nutritiva. Dan Belliveau se incomodava com a quantidade de cascas dos frutos que iam para o lixo.
Ele fundou então a startup CoffeeFlour, que seca e mói os frutos e os transforma em pó. Dessa forma, essa farinha pode entrar na composição de diversos produtos e reduzir o uso de outros ingredientes como o açúcar, por exemplo. Tem sabor de fruta, é fonte de fibras, potássio e ferro. Além disso, ainda gera uma segunda fonte de renda para os cafeicultores e gera novos empregos.
Sabonete de borra de café
Além do uso alimentar, a borra do café também gera outros produtos tal como o sabonete Rocky Mountain Soap Co.. Feito de pó de café usado, ele funciona como esfoliante natural não poluente como os esfoliantes comuns feitos de bolinhas plásticas.
Então, quem diria que o café teria uma segunda vida após a bebida?
Referências: Trendhunter, Fast Company, Stylus, Tree Hugger, Vita Daily, Food Business News, Materia, The Week, Blog do Café, Baking Bites, Aventuras da Barista, Cecafe, My Recipes
PS: Artigo originalmente escrito em 02/06/2017 e publicado aqui em 12/08/2023.
[…] A cáscara infelizmente ainda é descartada pela indústria cafeeira, mas há várias oportunidades de upcycling dela, já falamos sobre isso aqui. […]
[…] Veja também este artigo sobre a segunda vida do café: produtos inovadores direto do cafezal. […]