Resíduos de cerveja ajudam o salmão
Resíduos de cerveja ajudam o salmão a voltar do oceano para casa. É tipo um Google Maps dos peixes!
Já escrevi sobre várias oportunidades de upcycling com resíduos de cerveja, a mais recente delas nesse post aqui (https://lnkd.in/dzwExaq6), mas essa é sem dúvidas a mais inusitada delas.
Salmões adultos nadam rio acima, retornando aos locais de desova, onde depositam seus próprios ovos. E é o cheiro que os rodeiam logo que nascem, que os ajuda a voltar para sua terra natal quando envelhecem.
O Departamento de Pesca do Oregon (EUA) está usando resíduos da produção de cerveja, para ajudar salmões criados em incubadoras a encontrar o caminho de volta para as instalações onde nasceram, em vez de nadar por engano em áreas habitadas por salmões selvagens.
A equipe já testou alguns compostos para encontrar a combinação ideal de aminoácidos, mas esbarrou no preço muito alto, até que encontraram os resíduos de cerveja. A levedura contém um aminoácido específico do qual o salmão jovem pode se lembrar.
Uma cervejaria local doou trub, uma combinação de gorduras não fermentáveis, proteínas coaguladas e levedura que sobra depois da fermentação. O trub desencadeou respostas positivas imediatas nos peixes.
Pode levar de cinco a dez anos para implementá-la e determinar seus efeitos. Até lá, pode tomar sua cerveja em paz e claro, falar com a Upcycling Solutions para valorizar seus resíduos de produção!