Destilando sustentabilidade: 8 vodkas ecológicas e criativas
Vodka é uma das bebidas mais populares do mundo, mas seu impacto ambiental é frequentemente esquecido. Vodkas ecológicas surgem como opção sustentável, menor desperdício de água e outros recursos naturais, e claro, com ingredientes upcycled!
Produtores estão repensando seus processos e abordando os resíduos produzidos, que passam a ter valor na criação de novos produtos. Já falamos da vodka feita de cerveja estragada (aqui), mas ela é tradicionalmente feita de grãos como centeio ou a partir de batatas. Aqui as vodkas ecológicas aparecem em novas versões para inspirar a sua empresa a inovar também:
1 – Vodka de resíduos de vinho
A Discarded Spirits Co. foi fundada em 2018 no Reino Unido para comercializar apenas bebidas upcycled. É deles a vodka Grape Skin, feita com resíduos do processo de vinificação como cascas, sementes e o álcool que foi extraído do vinho sem álcool.
2- Vodka de pão velho
Pão é um dos alimentos mais desperdiçados do mundo, várias startups criaram cervejas a partir de pão do dia anterior, que as padarias e mercados não conseguiram vender e precisam descartar (falamos disso aqui) e agora existe também a vodka de pão:
3- Vodka de soro de leite
Já falamos sobre a Black Cow, primeira vodka de leite no mercado (aqui) e de lá pra cá ela ganhou novas companhias como a Wheyward Spirit e a Vodkow, que além da vodka com soro, produz licor com o permeado de soro de leite, ou seja, dois produtos upcycled a partir do mesmo resíduo!
A BlackLion Vodka faz vodka com o soro de leite de ovelha resultante dos queijos de sua própria fazenda enquanto a Ewenique Spirits usa soro de leite de cabra.
4- Vodka de ar
Lembra da proteína de ar (aqui)? A Air Company também produz álcool e com ele a AIR Vodka, que é negativa em carbono. Com tecnologia patenteada que imita a fotossíntese, a empresa utiliza CO2 para criar álcoois e combustíveis sustentáveis, tendo apenas oxigênio como subproduto e ajudando a descarbonizar os ecossistemas. O poluente mais abundante do planeta pode ser transformado em novas soluções!
5- Vodka de ervilha
Que a ervilha é fonte de proteína em produtos plant-based todos sabem, o que poucos sabem é que ela também é base para vodka. A Ten Locks é feita com ingredientes locais e sem nenhuma embalagem plástica. Foram 3 anos de pesquisa e desenvolvimento e a produção completa dura sete semanas.
6 – Vodka de algas
Algas são importantíssimas nos ecossistemas aquáticos, no entanto, poluição e as mudanças climáticas contribuem para o crescimento excessivo delas, causando colapso desses ecossistemas. A AlgaVodka é um projeto regenerativo que usa esses excessos de algas como matéria-prima. Muitas cepas de algas têm alto teor de açúcar fermentável que pode ser então destilado em vodka. E a biomassa de algas que sobra desse processo é então usada como fertilizante para as plantações.
7- Vodka de grãos upcycled
A Hayman’s Gin destina os grãos usados em sua produção de gim para produzir vodka em garrafas de vidro reciclado e ainda doa parte das vendas para instituições que atuam na redução do desperdício alimentar.
8 – Vodka de borra de café
A Coffee & Cacao Vodka da Essex Spirits Co. é feita com borra de café de cafeterias e restaurantes e nibs de cacau macerados, um toque de baunilha e sal marinho, ajudando os estabelecimentos a reduzir seus resíduos e claro, introduzindo um novo sabor aos consumidores que curtem novidades em seus drinks.
Que tal usar essa criatividade para todas as bebidas alcoólicas e não-alcoólicas? Conhece outras vodkas ecológicas? Compartilha com a gente nos comentários!
ideias incríveis
Obrigado Ricardo. Veja outras ideias no blog e continue participando.
[…] dizer que cada um com seu preferido, os russos vão de vodka, os brasileiros preferem uma cervejinha e os franceses não abrem mão do vinho. Soju é isso para […]