Cerveja em pó
Cerveja em pó, a empresa alemã Klosterbrauerei Neuzelle está desenvolvendo a primeira cerveja em pó do mundo. Prevista para chegar ao mercado no fim desse ano, ela terá espuma e será gasosa como uma cerveja comum.
Para a geração que cresceu bebendo Tang e Kisuco, alimentos em pó não são exatamente uma novidade, o que muda aqui é a nova roupagem pela sustentabilidade.
A tendência waterless (=sem água) é um movimento que prega que a água dos produtos pode ser adicionada pelo consumidor em vez de ser transportada a longas distâncias, usando mais embalagem e aumentando sua pegada de carbono.
O pó de cerveja pode ser um ponto de virada para reduzir o impacto ambiental de toda a logística de distribuição de cervejas, substituindo garrafas e engradados por pacotes muito mais leves.
Um exemplo de empresa brasileira que já aderiu a essa tendência faz tempo é a Nice Foods, que já faz isso com seus concentrados para preparo de bebida vegetal.
Outro segmento waterless que está crescendo bastante é a dos cosméticos sólidos, as barrinhas vão desde shampoos a pasta de dentes, a @barsoverbottles é a pioneira nisso no Brasil.
Se o mundo consome cerca de 180 bilhões de litros de cerveja todos os anos, imagine o impacto de simplesmente parar de levar água para passear…
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Publicado no linkedin em 17 de maio de 2023.