
Fim das datas de validade em alimentos
Imagine se as datas de validade em alimentos não existissem? A Evigence, de Israel, está trabalhando para isso.
Isso é possível por meio de sensores que monitoram o frescor de alimentos perecíveis em tempo real durante toda a cadeia de distribuição do produto combinados com análise de dados.
Estima-se que 20% dos alimentos desperdiçados em casa ocorra em produtos no prazo de validade. O que acontece é que se a temperatura e as condições de armazenamento desses alimentos forem inadequadas, mesmo alimentos dentro da validade podem estragar.
Segundo a empresa, seus clientes registraram uma extensão de 20% no prazo de validade, aumento de 5% nas vendas e redução de 33% no desperdício.
Os sensores podem ser escaneados digitalmente em toda a cadeia de suprimentos, mas também podem ser lidos a olho nu, permitindo que qualquer pessoa monitore a temperatura agregada que o produto absorve ao longo do tempo desde que foi embalado, indicando seu nível de frescor.
Isto aumenta a transparência do processo e reduz o desperdício de alimentos, ganho duplo! Agora já sabe, se desligar a geladeira à noite, o consumidor vai saber!
Publicado no linkedin em 24 de abril de 2023.
