Teoria do upcycling
Upcycling de alimentos: por que toda empresa deveria investir nisso?

Upcycling de alimentos: por que toda empresa deveria investir nisso?

Uma das perguntas que mais recebo atualmente é: por que upcycling? Isso vem tanto de quem quer saber porque criamos uma consultoria de upcycling de alimentos como ramo de negócio quanto de quem quer entender porque sua empresa deveria apostar também.

 

Segundo a Upcycled Food Association dos EUA, associação da qual somos membros: “alimentos upcycled são feitos de ingredientes que, de outra forma, seriam resíduos/desperdícios alimentares. Os destinos do desperdício são quando os alimentos acabam em locais como incineradores, ração animal, aterros sanitários ou em digestores anaeróbios”. “Alimentos upcycled usam ingredientes que de outra forma não teriam ido para o consumo humano, são adquiridos e produzidos usando cadeias de suprimentos verificáveis ​​e têm um impacto positivo no meio ambiente.”

 

upcycling de alimentos

 

Não temos tradução para “upcycling”, não é reciclagem, sorry Google, logo vamos nos familiarizar com isso (ou criar um termo em português, quem sabe?)

Há empresas que já apostavam no upcycling de alimentos muito antes do termo ser sequer reconhecido, ingredientes como o whey protein e a farinha de casca de maracujá são exemplos disso. No Eat Innovation gostamos tanto do tema que escrevemos mais de 20 artigos sobre exemplos de upcycling criativos e de impacto, mas na época chamamos de “gestão de resíduos” um termo amplo demais que não fazia jus ao upcycling. Alguns deles estão aqui.

 

 
Em 2017, escrevi um post só sobre produtos feitos com ingredientes upcycled e coloquei o título “Inovação com sobras alimentares: lucro e sustentabilidade juntos” (você pode ler ele aqui), ele faz parte daqueles posts que escrevi antes de passar 4 anos longe do blog e não publiquei na época. Finalmente publiquei em 2022, mas mantive o conteúdo intocado porque ele reflete o início da tendência, quando ela ainda nem tinha nome. Sabe aquele “eu já gostava antes de virar moda”? Então, é sobre isso!
 
E os resíduos alimentares podem ser aproveitados também em outras indústrias, o céu é o limite (a inovação segue forte por aqui!). Caroços de frutas que não são comestíveis podem ser aproveitados em indústrias como a da construção, por exemplo. Há ainda cascas, talos e muito mais que estão à espera de serem valorizados nos usos mais inovadores que a ciência permitir. Sim, valorizados! Upcycling é valorizar, elevar resíduos a outro status.
 
Reduzir perdas e o desperdício de alimentos é essencial, especialmente num país como o Brasil, que desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano.

 

Sabendo de tudo disso fica fácil entender porque nós investimos nisso. Mas e por que você e sua empresa deveriam apostar também?

Alimentos upcycled são uma maneira de qualquer pessoa evitar o desperdício de alimentos por meio dos produtos que compram. O objetivo 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é o de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. A meta é até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, incluindo as perdas pós-colheita. Ele inclui incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e, por último, mas não menos importante, apoiar países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades científicas e tecnológicas para mudar para padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
 
 
 
O consumidor hoje entende que esses produtos não são “lixo” e sim que são parte de um compromisso maior pela sustentabilidade, mas precisamos seguir comunicando claramente porquê esses produtos são diferenciados e claro, precisamos criar produtos inovadores e atraentes. 

Para encerrar, faço das palavras de Gustavo Porpino as minhas: “Produzir no Brasil é caro e, sem superar alguns entraves inerentes ao custo Brasil, seguiremos fortes apenas como grandes produtores de commodities, mas de baixo valor agregado. E, sem comunicação em nível estratégico, não ocorrem as mudanças comportamentais necessárias para construirmos um mundo com menos desperdício e mais justiça social.”

Ainda vamos produzir muito conteúdo sobre o tema, prestigiar empresas e produtos novos e criar muitas soluções upcycled. Conte comigo e com a Upcycling Solutions para valorizar os resíduos da sua empresa e construir um futuro sustentável. Vamos juntos?

 

upcycling de alimentos

 

Fontes: Condomínios VerdesFood Business NewsG1
 
Fale conosco
0
Tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *