Upcycling de alimentos: por que toda empresa deveria investir nisso?
Uma das perguntas que mais recebo atualmente é: por que upcycling? Isso vem tanto de quem quer saber porque criamos uma consultoria de upcycling de alimentos como ramo de negócio quanto de quem quer entender porque sua empresa deveria apostar também.
Segundo a Upcycled Food Association dos EUA, associação da qual somos membros: “alimentos upcycled são feitos de ingredientes que, de outra forma, seriam resíduos/desperdícios alimentares. Os destinos do desperdício são quando os alimentos acabam em locais como incineradores, ração animal, aterros sanitários ou em digestores anaeróbios”. “Alimentos upcycled usam ingredientes que de outra forma não teriam ido para o consumo humano, são adquiridos e produzidos usando cadeias de suprimentos verificáveis e têm um impacto positivo no meio ambiente.”
Há empresas que já apostavam no upcycling de alimentos muito antes do termo ser sequer reconhecido, ingredientes como o whey protein e a farinha de casca de maracujá são exemplos disso. No Eat Innovation gostamos tanto do tema que escrevemos mais de 20 artigos sobre exemplos de upcycling criativos e de impacto, mas na época chamamos de “gestão de resíduos” um termo amplo demais que não fazia jus ao upcycling. Alguns deles estão aqui.
Sabendo de tudo disso fica fácil entender porque nós investimos nisso. Mas e por que você e sua empresa deveriam apostar também?
Para encerrar, faço das palavras de Gustavo Porpino as minhas: “Produzir no Brasil é caro e, sem superar alguns entraves inerentes ao custo Brasil, seguiremos fortes apenas como grandes produtores de commodities, mas de baixo valor agregado. E, sem comunicação em nível estratégico, não ocorrem as mudanças comportamentais necessárias para construirmos um mundo com menos desperdício e mais justiça social.”
Ainda vamos produzir muito conteúdo sobre o tema, prestigiar empresas e produtos novos e criar muitas soluções upcycled. Conte comigo e com a Upcycling Solutions para valorizar os resíduos da sua empresa e construir um futuro sustentável. Vamos juntos?