Esqueça o plástico, o material do futuro é feito de cogumelos!
A gente adora falar sobre cogumelos, eles são versáteis, nutritivos, amados por veganos e por carnívoros. Dizem que batata frita deveria ser o símbolo da paz alimentícia porque todo mundo gosta, mas vamos além, cogumelos é que deveriam alcançar esse status, porque são liberados até para quem está de dieta e ainda são matéria-prima para móveis, embalagens e até roupas.
Os cogumelos já são adorados por muita gente, desde quem cresceu jogando Mario Bros até renomados chefs que adoram usar o fungo como ingrediente, é difícil encontrar quem não goste.
Além disso, eles também possuem propriedades medicinais e há quem diga que são excelentes para o sistema imunológico, agindo como um anti-inflamatório natural.
Mas e seu potencial como elemento para criar outros produtos?
Resposta: é gigantesco.
Os cogumelos possuem uma enorme variedade de aplicações na indústria têxtil, nas embalagens, na fabricação de móveis e artigos de decoração e, até mesmo, em materiais de construção.
Boa parte desse uso é feito aproveitando uma parte específica do cogumelo: o micélio. Esse micélio nada mais é do que a parte vegetativa de qualquer fungo e, detalhe, são biodegradáveis. Ou seja, possuem um papel fundamental na transformação do mundo em um lugar mais sustentável.
O substituto sustentável
A Ecovative foi pioneira em usar o micélio para fabricar embalagens que substituem o plástico e a madeira. Outro exemplo é o grupo de arquitetura e design Terreform ONE que lançou a “Mushroom Case”, uma poltrona futurista feita de cogumelos. O projeto sem fins lucrativos investe em técnicas de fabrico e tecnologias que não destruam os recursos naturais e que sejam sustentáveis.
Fontes: Digital Trends, Deal Room, BBC, Forbes, Columbia Magazine, Smartbrief
[…] ler um artigo bacana): couro ecológico, substituto para o adoçante, “bacon vegano”, tijolos, móveis e muito […]
[…] Cogumelos: o micélio de cogumelo é leve e fácil de moldar. O que é ideal para criar um material semelhante ao isopor. Já falamos das inúmeras oportunidades nessa área aqui. […]