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Qual é o propósito da maionese?

Qual é o propósito da maionese?

Nem toda marca precisa ter um propósito. Qual é o propósito da maionese?

Essa foi a fala do novo CEO da Unilever que saiu em várias notícias e… ele está certo!

Confesso que fiquei digerindo isso por uns meses antes de vir falar sobre o assunto aqui. Como é que alguém que tem uma empresa com um propósito forte como é o da Upcycling Solutions pode concordar com isso?

Explico, mais do que um propósito de marca é preciso ter um propósito da empresa, é sobre concentrar esforços no que realmente importa. A gente não precisa salvar o mundo comendo maionese, às vezes a gente só quer algo para colocar no cachorro-quente.

Isso não implica em explodir o planeta, negar as mudanças climáticas ou em ter carta branca para poluir e ser um cretino, pelo contrário, os valores precisam reger os negócios como um todo. É possível continuar buscando embalagens melhores e formulações com ingredientes de origem sustentável num produto que torna apenas deixa seu sanduíche mais saboroso.

Há marcas com propósito forte, o que é ótimo, outras não. Melhor do que ficar tentando enfiar à força um propósito que não é coerente com o restante das ações da empresa, que soa falso (soa falso porque é falso mesmo!), é cuidar para tornar a empresa melhor, com valores fortes que permeiem o negócio como um todo.

Em inglês se usa muito a expressão “Walk the talk”, que significa colocar suas palavras em ação, o propósito que não acompanha as ações reais da empresa está fadado ao fracasso e, em sustentabilidade pode ser considerado até uma forma de greenwashing.

A nova estratégia da empresa envolverá “focar radicalmente” a agenda de sustentabilidade, incluir “ações com prazo determinado” e deve ter um “impacto material” para a Unilever, para o ambiente e as sociedades a que serve. “Faremos isso não definindo uma série de metas ambiciosas que sejam de tão longo prazo que nenhum de nós estará por perto para ser responsabilizado por elas, mas, em vez disso, encurtando o nosso trabalho, que consiste em fazer progressos reais, constantes e significativos.” disse o CEO.

É corajoso defender que lucro caminhe junto nesse propósito, algo que já batemos nessa tecla na Upcycling Solutions desde sempre, e mais do que isso, é urgente. Não dá mais para empurrar para o “próximo ano”, é para agora. Nós estamos aqui para trabalhar com a sua empresa para torná-la mais eficiente, sustentável e mais lucrativa, mas para isso, precisamos da sua ação.

O propósito pode ajudar o mundo e as empresas se a causa for autêntica, relevante e parte de uma estratégia maior. Vamos trazer as metas para 2024 e finalmente tirar a sustentabilidade do papel e colocá-la em prática de verdade? Conte com a gente!

PS: escrevo sobre #alimentos#inovação#sustentabilidade e #upcycling para líderes que puxam para si a responsabilidade e vão cumprir metas de ESG em 2024.

 
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