Notícias
Compromisso com economia circular: documento assinado por Brasil e países latino-americanos

Compromisso com economia circular: documento assinado por Brasil e países latino-americanos

Documento assinado por coalizão de países Latino-americanos que traz metas e objetivos claros para a transição de uma economia de baixo carbono. Mais um passo importante!

A Coalizão da América Latina e do Caribe avançou na promoção da economiacircular ao assinar, em 10 de outubro de 2024, sua primeira declaração conjunta, destacando a importância dessa estratégia para enfrentar a crise climática, a perda de biodiversidade e a poluição. A coalizão, criada em 2021, é formada por 17 países, incluindo o Brasil, e conta com a participação de governos, empresas e acadêmicos.

Com esse documento assinado, o grupo reforça a necessidade de uma transição para uma economia de baixo carbono e destaca que a economia circular pode reduzir 45% das emissões globais de gases de efeito estufa, complementando a transição energética. Também busca combater o desperdício de alimentos, que na região chega a 127 milhões de toneladas anuais, enquanto 47 milhões de pessoas ainda passam fome.

Pedro Prata, representante da coalizão, ressaltou três pilares da economia circular: um modelo econômico para toda a cadeia produtiva, a preservação e regeneração de recursos naturais e a sua relevância nas discussões globais. A declaração foi assinada durante o Festival Latino-Americano de Economia Circular, realizado em Bogotá, e contou com apoio da CEPAL, da Ellen MacArthur Foundation e do PNUMA, que destacaram a urgência de parcerias estratégicas para enfrentar os desafios socioambientais da região.

▶ Fonte: EXAME
▶ Veja o artigo completo aqui.

Veja mais notícias sobre o mundo do upcycling aqui.

 
Fale conosco
0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× .