Inovação aberta: estudo revela baixa adesão de empresas do agro
A pesquisa realizada pela PwC Agtech Innovation revela que as grandes empresas do agronegócio ainda investem pouco em inovação aberta, preferindo concentrar seus orçamentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), uma abordagem mais tradicional.
Embora 76% das empresas reconheçam a importância da inovação aberta, apenas 37% possuem orçamento dedicado a isso. Além disso, poucas recompensam seus colaboradores por projetos inovadores.
A integração entre áreas internas e parcerias externas, crucial para inovação, está presente em apenas 32% das empresas, mas há expectativa de aumento para 80%. As startups são vistas como peças-chave no ecossistema de inovação, com 23% das empresas adquirindo startups para acelerar a integração de novas ideias. As tecnologias digitais, como inteligência artificial e robótica, têm ganhado destaque, especialmente nas áreas de sustentabilidade e eficiência.
A pesquisa também destaca a importância de venture capitals como financiadores das soluções tecnológicas no setor. A adoção de práticas ESG e agricultura de precisão também está crescendo, embora o ritmo de investimentos varie conforme o contexto econômico do setor agro.
▶ Fonte: Globo Rural
▶ Veja o artigo completo aqui.
O upcycling de alimentos oferece uma oportunidade significativa para as empresas do agronegócio inovarem de forma sustentável e alinhada às tendências atuais. Ao transformar subprodutos e resíduos alimentares em novos produtos de valor agregado, o upcycling reduz desperdícios, contribui para a descarbonização e práticas ESG. Temas cada vez mais valorizados no setor agro. A Upcycling Solutions, lider de mercado, possui conhecimento, tecnologia, parcerias estratégicas e colaborações com startups e hubs de inovação para as empresas poderem adotar esse modelo de economiacircular, gerando novas fontes de receita, aumentando a eficiência e reforçando a inovação e a sustentabilidade.
Veja mais notícias sobre o mundo do upcycling aqui.