Artigos de opinião
Angústia quando tem opções demais de um produto no mercado

Angústia quando tem opções demais de um produto no mercado

Sou só eu ou você também sente angústia quando tem opções demais de um produto no mercado?

Fui comprar um requeijão e havia mais de 40 tipos diferentes. Só de marcas contei 20. Fiquei tão confusa que acabei saindo sem comprar nenhum requeijão!

Ora, antes de ir embora, tirei essa foto, e não para por aí, havia mais opções na porta ao lado, só não cabiam na foto (e nem naquela prateleira).

Estava com a cabeça cansada, não conseguiria tomar uma decisão minimamente embasada diante de um leque tão grande de opções com variáveis de preço, marca, tamanho e tipo.

Essa angústia diante do excesso de opções tem nome, vem do Paradoxo da Escolha e se chama fadiga decisória. Somos seres racionais e ter mais opções nos permite decidir melhor e ter mais satisfação. O problema é que a sobrecarga de opções faz com que você crie espectativas altas, questione as decisões antes mesmo de tomá-las e se culpe antecipadamente por um fracasso da escolha errada, aí vem a paralisia decisória, que é quando você acaba por não decidir nada.

Parece muito complexo? Bom, basta saber que ter opções é bom, mas ter opções demais pode fazer seu cliente ir embora sem levar nada.

E ainda tem um problema adicional, gerir um estoque com tantas opções de cada produto é meio caminho andado para ter perdas mais altas, tanto financeiras quanto de produtos, ou seja, um desperdício enorme. Gestão de resíduos começa questionando se faz mesmo sentido ter um portfólio tão grande, muitas vezes, menos é mais.

Quantas vezes você saiu para comprar algo e foi embora de mãos vazias porque não conseguiu decidir?

Escrevi este artigo no fina de junho, inicio de julho 2024, no linkedin (veja aqui).

Veja aqui mais artigos de opinião no meu Linkedin Natasha Padua.

 
Fale conosco
0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× .