Bagaço de uva pode reduzir emissões de metano do gado leiteiro
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, descobriram que ao adicionar bagaço de uva à ração das vacas é possível reduzir significativamente a produção de metano. O subproduto da produção de vinho pode reduzir as emissões de metano do gado leiteiro em até 11%.
As descobertas preliminares oferecem um caminho sustentável e de baixo custo para que os vinhedos reduzam o desperdício e, ao mesmo tempo, ajudam as fazendas leiteiras a manter a reduzir as emissões de metano.
O projeto de pesquisa piloto, que será detalhado em um artigo no final deste ano, também descobriu que a mistura com bagaço de uva melhorou a eficiência alimentar e aumentou as gorduras saudáveis, disse Selina Wang, professora associada de Extensão Cooperativa em processamento de frutas e vegetais em pequena escala.
O processamento de uvas para vinho gera milhares de toneladas de resíduos na forma de bagaço de uva, que consiste em sementes, cascas e caules restantes. A utilização de subprodutos, pode ajudar reduzir o desperdício e as emissões de ambos os setores.
Fonte: Milkpoint
Veja o artigo completo aqui.