Farinha de casca de banana: pesquisa revela benefícios da sua ingestão
A farinha casca de banana muitas vezes é desperdiçada, mas ela é altamente nutritiva e pode ser base até para biscoitos saudáveis
Muita gente acha que é lixo, mas as cascas de banana podem ser um alimento e tanto. Várias pesquisas já demonstraram que elas podem ser base para muitos preparos, especialmente quando transformadas em uma farinha — o alimento pode ser uma alternativa mais saudável com textura semelhante à farinha de trigo.
A farinha da casca de banana contém o antioxidante luteína (que ajuda a reduzir o envelhecimento celular) e o aminoácido triptofano (essencial para a formação dos músculos e da serotonina), além de muitas fibras. A casca da fruta tem até mais potássio e cálcio do que o resto dela.
Um estudo de 2022 feito por químicos da Índia e publicado na revista científica Food Science & Technology comparou a riqueza nutricional de biscoitos que haviam sido produzidos parcialmente com a farinha de casca de banana com alguns criados à base exclusiva de trigo.
Quando os produtos do experimento foram testados em termos de sabor, os consumidores relataram que ficaram muito satisfeitos. Além de contribuir com o gosto das receitas, os biscoitos feitos com 5% a 15% de farinha de banana tiveram maiores índices de fibras, magnésio, potássio e compostos antioxidantes.
Fonte: Metrópoles
Artigo completo aqui.
Veja mais notícias sobre o mundo do upcycling aqui.