Artigos de opinião
Pão feito de pão

Pão feito de pão

No futuro poderemos ter pão feito de pão, ou melhor, pão novo feito de pão dormido. No que depender de um projeto liderado pelo Conselho de Investigação da Noruega (Nofima) isso será possível.

Pão está entre os alimentos mais descartados do mundo, seja nas padarias, supermercados ou na casa dos consumidores. A maioria desses pães está viável para consumo, mas sensorialmente já não estão.

42% dos pães são descartados no varejo, se desperdício fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, perdendo apenas para EUA e China.

O projeto, chamado ‘Bread Rescuers’, iniciado no fim de 2023, terá duração de 4 anos, conta com o apoio da indústria de cereais local, padarias, universidades, instituições de pesquisa e ONGs com foco no desperdício de alimentos. A meta é reduzir o desperdício de pão pela metade.

Como? Com upcycling! A ideia é estudar as dinâmicas de devolução no varejo, comportamento de consumo de pães congelados, analisar os aspectos sensoriais que levam o pão a ser descartado e desenvolver novas tecnologias para reaproveitar o pão que seria jogado fora e com ele produzir novos ingredientes e produtos de panificação.

Se esse ingrediente, que será uma farinha, funcionar, será possível substituir parte da formulação com farinha de trigo por pão amanhecido.

Segundo os pesquisadores, eles vão “identificar e mapear quais estruturas sistêmicas que causam desperdício de pão entre as várias partes interessadas. Vamos estudar a cadeia de valor desde a produção nas padarias até o transporte dos distribuidores e as mercearias que vendem pão.”

Imagine o poder de transformar resíduos em ingredientes com valor agregado que mudam o jogo de todo o sistema alimentar, esse é o poder do upcycling.

Aproveite e dê uma olhada, também, o artigo sobre a cerveja feita de pão aqui.

Fonte: https://www.foodnavigator.com/Article/2024/01/16/Bread-waste-Researchers-to-cut-bread-waste-in-half?

 
Fale conosco
0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× .