Matérias-primas vegetais
Café e cogumelos na mesma cafeteira? Sim!

Café e cogumelos na mesma cafeteira? Sim!

O café é das bebidas mais consumidas e apreciadas no mundo. Mas o que fazer com a borra de café que sobra após o preparo? Cogumelos! Quer saber como? Confira nosso artigo e descubra porque café e cogumelos tem tudo a ver.

Já falamos sobre outras formas de upcycling de borra de café aqui, mas em escala industrial. O que fazer com a borra de café em casa? O pó de café é rico em nitrogênio, potássio e magnésio, o que o torna um ótimo adubo. Para aproveitar esse potencial, os designers Adrián Pérez e Mauricio Carvajal desenvolveram a HIFA, uma cafeteira que une o útil ao sustentável: faz café e cogumelos.

O equipamento utiliza o sistema de prensa francesa para o preparo do café. A prensa francesa por si só é sustentável, pois não requer o uso de filtros de papel nem de cápsulas plásticas, não gera resíduos além da borra de café em seus filtros metálicos reutilizáveis.

Café e cogumelos

O pó já usado cai em outro compartimento, onde estão as raízes do fungo. Basta então regar diariamente e em breve terá cogumelos frescos prontos para o consumo. Para retirar os cogumelos deve-se cortar o que for usar e manter as raízes.

Máquina de café aproveita borra para produzir cogumelos - CicloVivo

Produção em larga escala

A portuguesa Nam Mushroom consome borra de café das vending machines da Delta Cafés, maior distribuidora de café de Portugal, para a produção de seus cogumelos. Todos os dias a empresa usa 100kg de borra de café como substrato para a produção dos cogumelos que são então vendidos em restaurantes num raio de até 15km de distância da produção, para manter as emissões de carbono baixas. 

Para fechar o círculo, os talos e demais resíduos dos cogumelos servem para a produção de fertilizante que é doado à Câmara Municipal de Lisboa para uso nos jardins da cidade.

Café e cogumelos
Imagem: Delta Ventures

Não confunda os cogumelos que crescem no café com café de cogumelos

O café com cogumelos não tem cogumelo flutuando no café, trata-se de extrato de cogumelos em pó ou líquido. O sabor é semelhante ao convencional, porém com notas mais terrosas.

A Mushin é um exemplo de empresa brasileira que produz café de cogumelo, funcional e termogênico, feito com extrato do cogumelo Agaricus Bisporus.

Café da marca./ Imagem: Mushin

Como o consumo de café tem aumentado a cada ano, o destino dos resíduos é uma preocupação cada vez mais urgente. Estas inovações garantem ao mesmo tempo o café da manhã, o almoço e o jantar.

PS: Artigo originalmente publicado na minha coluna na revista i9 Magazine em 17/10/2016. Editado, atualizado e publicado aqui em 05/01/2024. 

Referências: Yanko Design, EuroNews, Joe’s Garage Coffee

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× .