Matérias-primas vegetais
Como o upcycling de trigo é a solução para o desperdício do cereal mais consumido no mundo

Como o upcycling de trigo é a solução para o desperdício do cereal mais consumido no mundo

Não custa lembrar: o trigo é o cereal mais consumido do mundo. Porém, ao mesmo tempo em que é essencial, ele também é um dos grãos mais desperdiçados do mundo. Já passou da hora de pensarmos em soluções para o upcycling de trigo!

Image by: AdobeStock

Muitos dos alimentos que fazem parte da nossa dieta diária tem alguma quantidade de trigo em sua lista de ingredientes: pão, biscoitos, bolos, pizza, cerveja, macarrão, farinha, barrinhas de cereal, molhos, e mais uma longa lista…

Números que falam

A produção de trigo representa 30% de toda a produção de cereais do mundo. E, de acordo com pesquisa feita pelo Banco do Nordeste, no Brasil, a produção de trigo é de 6,2 milhões de toneladas anualmente.

Mas, infelizmente, o desperdício de grãos no mundo chega a 458 milhões de toneladas todos os anos. Ou seja, 58% do que é produzido é jogado fora.

trigo queimado
Basicamente, só os grãos de trigos são usados e todo resto é descartado e, muitas vezes, queimado. O que pode ocasionar outros problemas ambientais além do desperdício./ Image by: MDPI

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) afirma que grande parte do desperdício, pelo menos no Brasil, acontece no transporte do trigo entre regiões.

O upcycling mostra que existem formas de diminuir esse número.

Que entrem as soluções

Nem sempre o upcycling terá como resultado outro alimento. Por exemplo, a empresa NovoFibre preferiu investir na produção de painéis de “madeira”, mas, no caso, feitos de palha de trigo.

Isso mesmo, sabe aqueles painéis de madeira usados para construir casas, móveis, pisos e revestimentos? Quem disse que eles precisam ser de madeira?

trigo também pode ser usado na decoração
Painéis decorativos feitos com a fibra de trigo./Image by: NovoFibre

A NovoFibre usa a palha de trigo juntamente com um adesivo, depois essa mistura é prensada para garantir a segurança e qualidade do painel. Por fim, aplica-se um acabamento de cera na superfície superior das placas.

Um ponto forte dos painéis de palha de trigo é que eles possuem uma alta resistência ao calor. Tudo isso, sem cortar nenhuma árvore e ainda reaproveitando os resíduos do trigo!

Vamos ao que interessa: upcycling de trigo em alimentos

A produção de cerveja é uma das que mais precisa do trigo. Entretanto, muito grão vai para o lixo nesse processo.

Pensando nisso, a empresa de salgadinhos famosos dos Estados Unidos, a Rutherford & Meyer, resolveu resgatar o trigo que sobrou da fabricação de cervejas para criar batatas fritas saborosas e upcycled.

Snacks feitos com grãos de trigo upcycled./Image by: Rutherford & Meyer

Aceita um?

Farinha de trigo feita de trigo upcycled

Outra forma de aproveitar o trigo descartado na produção de cerveja é fazendo farinha de trigo.

Isso mesmo, o produto mais básico feito com o trigo pode ser produzido com trigo que antes era considerado lixo.

Foi exatamente isso que o fundador da Upcycled Foods, Inc., Dan Kurzock fez.

Farinha de trigo feito com sobras do trigo./Image by: Upcyled Foods, Inc.

Além disso, ele explica que além de ser ecologicamente correto, o grão reciclado contém muito mais proteínas e fibras do que a farinha comum. Ele também diz que contém até prebióticos para promover uma boa digestão.

Por fim, a diferença na hora de fazer o seu pão com farinha de trigo upcycled está na quantidade de líquido que vai precisar ser ajustada na receita.

pão feito de trigo reciclado
O pão feito com a farinha de trigo upcycled também terá uma leve mudança na cor, mas continua gostoso igual ao branco!/ Image by: Upcycled Foods, Inc.

Além do mais, a farinha reciclada tem um sabor diferente que Kurzrock descreve como ‘nozes e tostado” e confere uma cor castanha e uma textura mais crocante para os alimentos.

Ou seja, é um ingrediente que permite inovar nas receitas.

Macarrão upcycled

Agora vamos a uma empresa que pensou ainda mais além.

Afinal, se é possível reaproveitar os resíduos de trigo para fazer farinha também é possível produzir aquilo que leva a farinha como ingrediente.

Ficou confuso? Para resumir, estamos falando do macarrão da The Supplant Company e já escrevemos sobre o assunto aqui.

Pasta feita com caule do trigo, parte que geralmente é jogada fora./ Image by: The Supplant Company

Essa empresa estadunidense percebeu que era possível usa o caule da planta de trigo assim como se usa o grão.

De acordo com a Supplant, seu macarrão mantém o sabor e a textura de outras pastas à base de farinha, mas oferece menos calorias e mais fibras do que a farinha comum.

Além disso, a Supplant afirma que, ao utilizar tanto o grão quanto o caule do trigo, a farinha oferece uma alternativa mais saudável e com mais fibras.

A embalagem do macarrão também é feita de trigo

Não é só o macarrão que pode ser produzido com outras partes do trigo sem ser o grão. A embalagem também.

A Makaria, uma empresa que fabrica pasta fresca congelada, percebeu que com a fibra do trigo era possível fabricar também a própria embalagem do macarrão, totalmente biodegradável e upcycled.

Além do bem ao meio ambiente, reduzindo o desperdício de alimentos e produzindo menos plástico, as embalagens também são super charmosas, com ilustrações do tipo de macarrão que cada uma contém na tampa. Dá uma olhada:

Image by: AlvaradoDesign
Image by: AlvaradoDesign

Dá pra fazer até atum com trigo

A UNLIMEAT, empresa sul coreana, enxergou na fibra do trigo que, como já dissemos aqui, quase sempre acaba indo para o lixo e apenas o grão é usado, uma oportunidade para produzir um atum baseado em plantas.

O atum da UNLIMEAT é uma mistura de soja, fibras de trigo e aveia, além de óleo de girassol e vinagre. A surpresa é que essa junção faz com que o peixe contenha quantidades de ômega-3 quase iguais ao do atum convencional.

O atum de trigo vem em 3 sabores: original, vegetais e pimenta vermelha. Você experimentaria qual dos 3?

Sanduíche feito com atum de trigo./ Image by: Unlimeat

Upcycling de trigo para produzir adoçante

O adoçante é uma das alternativas mais procuradas para quem quer ter uma vida mais saudável e diminuir o açúcar na alimentação.

Entretanto, nem sempre essa é a escolha certa. Isso porque, recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o aspartame, um dos adoçantes mais comuns no mundo, é potencialmente cancerígeno.

Mas não se preocupe, novas opções realmente benéficas estão chegando ao mercado. E, melhor ainda, são opções que também se preocupam com a sustentabilidade.

A Comet, startup britânica, é um exemplo disso, criando um adoçante saudável feito de trigo. Mais especificamente da fibra do trigo.

Adoçante feito da Comet com fibra de trigo pode ser usado assim como o adoçante comum./ Image by: Elaine Watson

Acontece que na fibra do trigo a gente encontra o arabinoxilano, um polissacarídeo que oferece vários benefícios a saúde como: controle da glicose e melhora no sistema imunológico.

Ah, e sim, o arabinoxilano também adoça alimentos e bebidas.

A Comet salva a fibra do trigo de ir para o descarte e extrai o adoçante com uma tecnologia à base de água.

A ideia é justamente produzir o mínimo de resíduos possível.

Ideias não faltam

O que te mostramos hoje são apenas alguns exemplos do que muitas empresas estão fazendo para tornar o mundo mais sustentável e ainda ganhar dinheiro com isso. Quer que a sua empresa seja o próximo case de sucesso? Fale com a Upcycling Solutions para transformar seus resíduos de produção em lucro!

 

Fontes: Embrapa, Banco do Nordeste, Mashed, Agro em Dia, Globo, Green Queen, Ag Funder News

 
Fale conosco
1

1 thought on “Como o upcycling de trigo é a solução para o desperdício do cereal mais consumido no mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× .