Matérias-primas vegetais
Restos de frutas que viram cosméticos: o upcycling da beleza

Restos de frutas que viram cosméticos: o upcycling da beleza

Restos de frutas costumam virar adubo ou vão para o lixo. Porém com o ucpycling eles também podem virar cosméticos.

Uma das indústrias mais problemáticas do mundo para o meio ambiente é a indústria da beleza. Por isso, alternativas upcycled são essenciais em busca de um mercado mais sustentável e consciente.

Se os cosméticos fazem parte da sua vida e você quer saber mais sobre as tendências desses produtos para o futuro, vem com a gente!

Caos na indústria de cosméticos

As questões alarmantes envolvendo esse mercado são inúmeras: poluição química, grande uso e desperdício de plástico e, até mesmo, crueldade animal.

Principais impactos ambientais causados pela indústria de cosméticos./ Image: Treehugger

Além disso, mesmo os produtos de beleza feitos com ingredientes naturais não escapam ilesos. Ou seja, não são necessariamente melhores que os produtos de base química. Te explico o porquê.

Porque muitas vezes a produção da matéria-prima se torna insustentável. O óleo de palma, por exemplo, é um dos ingredientes mais usados em cosméticos naturais. Porém, a elevada procura pelo óleo levou a um cultivo extensivo insustentável, falamos sobre as alterntivas ao óleo de palma aqui.

Outro grande problema, como mencionamos acima, é o plástico. Isso porque a poluição plástica causada pelos cosméticos não termina nas embalagens. Até os próprios produtos podem conter plástico em sua composição.

O microplástico invade facilmente os oceanos./ Image: ALEXANDER STEIN GETTY IMAGES

Frutas feias viram produtos de beleza: upcycling da ironia

Aqui estamos falando de unir o útil ao agradável.

A essa altura, com certeza, você já deve saber que as frutas e legumes “feios” não chegam sequer aos supermercados. São jogados fora por serem considerados não atraentes o suficiente para os consumidores.

As frutas feias são resíduos que podem viram cosméticos
Laranjas “feias” acabam por ser descartadas./ Image: IStock

Mas não precisa ser assim. Não são só os restos de frutas que viram cosméticos, as feias também podem se tornar um produto de beleza. Foi isso que fez a designer espanhola Júlia Roca Vera.

Cosméticos LLeig

Lleig significa “feio” em catalão e foi justamente a palavra escolhida para dar nome a startup de Júlia.

As embalagens também são upcycled/ Image: Behance

A primeira fruta “feia” escolhida pela espanhola para começar sua linha de produtos foi a laranja. Com a laranja, ela consegue criar 4 produtos. Com a polpa, ela extrai óleos essenciais para fazer um hidratante e um sabonete. Raspando a casca se produz um pot-pourri e o suco espremido, Júlia afirma que bebe.

E, além disso, essas embalagens de cerâmica também são upcycled e reutilizáveis. Para fazê-las, a Lleig usa resíduos provenientes de matadouros, como ossos e peles de animais.

Restos de frutas viram diversos cosméticos

Uma startup inglesa resolveu dar um destino mais nobre às partes renegadas das frutas e as transformou em cosméticos.

A FRUU é uma startup britânica de cosméticos especializada em produtos sustentáveis ​​para a pele. O diferencial? Suas matérias-primas são restos de frutas orgânicas e outros ingredientes vegetais também derivados de resíduos alimentares.

restos de frutas
Lip balm feito de resíduos de abacate. Quer saber mais sobre essa fruta incrível e seus subprodutos? Clica aqui!
 
Não é a primeira vez que falamos de produtos para o corpo feitos de resíduos, neste post aqui sobre café, mostramos o sabonete esfoliante de borra de café. A diferença é que a FRUU faz hidratantes labiais com os resíduos. Seu foco é ser sustentável não só nos produtos, que são todos veganos, mas também nos preços acessíveis.
 
restos de frutas

A ciência por trás

A fundadora, Terence Chung, cientista de cosméticos e bioquímica, era professora em uma escola enquanto fazia seu doutorado. Ela abordou nas aulas o tópico da produção de cosméticos e discutiu os impactos da petroquímica nesse segmento. Naquela época ela própria passou a pensar em como os cosméticos são insustentáveis ao meio ambiente e a maioria das marcas ecológicas não atendia o público jovem.

Nasceu então a FRUU, para oferecer produtos cosméticos acessíveis e sustentáveis ​​com um toque de diversão. No começo Terence trabalhou para alguns formuladores de cosméticos e depois passou horas testando suas próprias fórmulas em casa.

restos de frutas
 
Já no primeiro ano a startup vendeu 10 mil unidades dos lip balms feitos com mais de 15 nutrientes de diferentes frutas. Para melhorar, a venda dos restos de frutas que os pequenos produtores destinam aos cosméticos ainda gera uma renda extra para eles.
 

Quando será que vai chegar aqui?

 

PS: Artigo originalmente escrito em 04/06/2017 e publicado aqui em 28/09/2023. 

 
Fale conosco
0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *