VCW – Value Creation Wheel

"Um banquete para o qual muitos contribuem é melhor do que um jantar oferecido com uma única bolsa."

Aristoteles

O MÉTODO VCW PARA INOVAÇÃO, TOMADA DE DECISÕES E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

O MÉTODO VCW PARA UMA VISÃO DE DESENVOLVIMENTO MUNDIAL

Nas últimas duas décadas, o método VCW-Value Creation Wheel® tem sido utilizado por indivíduos e organizações que desejam tomar decisões para resolver desafios apoiados em cinco pilares: 1) abordagem sustentável, 2) bem comum, 3) colaboração, 4) sabedoria e 5) transparência. O VCW Lab da Nova SBE tem trabalhado com todos os tipos de organizações, desde start-ups e ONGs até grandes organizações e Fortune 500 (por exemplo, Airbus, Credit Suisse, Mastercard, Thomson Reuters). Em 2020/2021, recebeu mais de 1 milhão de euros em fundos da UE para dois grandes projetos H2020 (NextLand e NextOcean), que ajudarão a enfrentar os desafios de inovação, comercialização e transferência de tecnologia na Agricultura/Silvicultura, bem como na Pesca/Aquacultura. no contexto da Observação do Espaço e da Terra para os próximos quatro anos. Além das organizações, o método VCW também tem sido utilizado por uma ampla gama de pessoas de diferentes continentes para inovar e tomar decisões para superar seus próprios desafios pessoais (por exemplo, encontrar um emprego, propósito pessoal, qual curso escolher, para onde ir nos feriados).

Upcycling Solutions - VCW

QUAIS SÃO AS CINCO FASES DO MÉTODO VCW?

O método VCW-Value Creation Wheel® é composto por 5 fases simultâneas sequenciais e ágeis: 1) Descobrir valor, 2) Criar valor, 3) Validar valor, 4) Capturar valor e 5) Consolidar valor.

As cinco fases do Método VCW são:

1

Descobrir Valor (Definir/Tocar): Os principais tomadores de decisão (KDMs) apresentam um diagnóstico e o desafio/problema. Eles definem os 3Ms disponíveis para o projeto VCW (Manpower, Minute & Money) e estabelecem os Key Performance Indicators (KPIs de linha de base e KPIs desejados); Diferentes partes interessadas podem estar envolvidas na discussão.

2

Criar Valor (Aumentar/Induzir): Os stakeholders geram inúmeras ideias e critérios/filtros para solucionar o desafio; Os KDMs também podem gerar ideias/filtros. Eles não devem influenciar as opiniões das diferentes partes interessadas. Nesta fase, não há boas/más ideias e critérios/filtros.

3

Validar Valor (Avaliar/Analisar): KDMs selecionam ideias, selecionam e classificam os critérios/filtros para solucionar o desafio; Diferentes partes interessadas podem ser convidadas para a discussão.

4

Capture Value (Narrow/Ground): As ideias selecionadas passam por um funil de filtros ranqueados (ou MCDA) até encontrar a(s) solução(ões) final(is), que será então conceituada e/ou prototipada; KDMs e/ou diferentes partes interessadas podem estar envolvidos na discussão.

5

Consolidar valor (agir/operar): os KDMs validam os 3Ms e o modelo de negócios, a implementação da(s) solução(ões) final(is), avaliam os KPIs alcançados, monitoram a execução e desenvolvem um plano de sustentabilidade. Diferentes partes interessadas podem estar envolvidas na discussão. O VCW é constituído pelo quadro teórico DIANA e prático TIAGO totalmente personalizável para cada caso e problema específico. As ferramentas dos 15 Is de inovação e a contribuição de stakeholders internos e/ou externos ajudam a customizar o metaframework TIAGO (Lages 2016).

VEJA ALGUM CONTEUDO SOBRE O ASSUNTO

“O VCW é um facilitador de decisões mais ponderadas (permite um leque mais amplo de alternativas), mais focadas e apoiadas (permite a incorporação de filtros) e mais estruturadas (permite seguir um processo). Assim, torna a tomada de decisões mais eficiente e eficaz.”
Paula Hortinha
ex-CEO da JMD-Jerónimo Martins Distribuição
“Comecei cético em relação a esta metodologia e confesso, que na primeira etapa não esperava os resultados que obtivemos. No final do processo encontrámos soluções muito práticas e atingimos os objetivos que tínhamos traçado. Na verdade, foi uma surpresa muito agradável para mim.”
Paulo Pires
CEO da WhyMob (Soluções de TI) e Membro do Conselho da Oramix (Transformação Digital e Adoção da Nuvem)
“A VCW ajudou a administrar o consórcio, definitivamente. No NextGEOSS, a parte mais importante do projeto foi conseguir transmitir a mensagem do projeto aos serviços do cliente. Não teríamos uma proposta de valor tão direcionada e uma imagem pública para o projeto sem o VCW. (…) O VCW teve um impacto enorme. Se não fosse o VCW, não teríamos passado a mensagem e feito a decisão passar."
Nuno Catarino
do Grupo Elecnor Deimos
“A roda que cria valor para as empresas. Chama-se Roda de Criação de Valor…”
Jornal Negócios
“Hoje em dia, as organizações têm muitas boas ideias ou iniciativas, mas não têm recursos para concretizar todas elas. Ter um processo claro, transparente e colaborativo para a escolha das ações certas é crucial para o sucesso das iniciativas de inovação. Ao procurar soluções para resolver este problema, deparei-me com a estrutura VCW, que incorpora um excelente processo de tomada de decisão, que permite uma decisão informada por parte do tomador de decisão com um raciocínio transparente e claro para a decisão.”
Paulo Malta
Especialista em inovação e sócio-gerente da Innovsky
“Gostaria de colocar o seu negócio para inovar e criar valor? Use esta ferramenta de gerenciamento.”
DN - Dinheiro Vivo

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