VCW – Value Creation Wheel
"Um banquete para o qual muitos contribuem é melhor do que um jantar oferecido com uma única bolsa."
Aristoteles
O MÉTODO VCW PARA INOVAÇÃO, TOMADA DE DECISÕES E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
O MÉTODO VCW PARA UMA VISÃO DE DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
Nas últimas duas décadas, o método VCW-Value Creation Wheel® tem sido utilizado por indivíduos e organizações que desejam tomar decisões para resolver desafios apoiados em cinco pilares: 1) abordagem sustentável, 2) bem comum, 3) colaboração, 4) sabedoria e 5) transparência. O VCW Lab da Nova SBE tem trabalhado com todos os tipos de organizações, desde start-ups e ONGs até grandes organizações e Fortune 500 (por exemplo, Airbus, Credit Suisse, Mastercard, Thomson Reuters). Em 2020/2021, recebeu mais de 1 milhão de euros em fundos da UE para dois grandes projetos H2020 (NextLand e NextOcean), que ajudarão a enfrentar os desafios de inovação, comercialização e transferência de tecnologia na Agricultura/Silvicultura, bem como na Pesca/Aquacultura. no contexto da Observação do Espaço e da Terra para os próximos quatro anos. Além das organizações, o método VCW também tem sido utilizado por uma ampla gama de pessoas de diferentes continentes para inovar e tomar decisões para superar seus próprios desafios pessoais (por exemplo, encontrar um emprego, propósito pessoal, qual curso escolher, para onde ir nos feriados).
QUAIS SÃO AS CINCO FASES DO MÉTODO VCW?
O método VCW-Value Creation Wheel® é composto por 5 fases simultâneas sequenciais e ágeis: 1) Descobrir valor, 2) Criar valor, 3) Validar valor, 4) Capturar valor e 5) Consolidar valor.
As cinco fases do Método VCW são:
1
Descobrir Valor (Definir/Tocar): Os principais tomadores de decisão (KDMs) apresentam um diagnóstico e o desafio/problema. Eles definem os 3Ms disponíveis para o projeto VCW (Manpower, Minute & Money) e estabelecem os Key Performance Indicators (KPIs de linha de base e KPIs desejados); Diferentes partes interessadas podem estar envolvidas na discussão.
2
Criar Valor (Aumentar/Induzir): Os stakeholders geram inúmeras ideias e critérios/filtros para solucionar o desafio; Os KDMs também podem gerar ideias/filtros. Eles não devem influenciar as opiniões das diferentes partes interessadas. Nesta fase, não há boas/más ideias e critérios/filtros.
3
Validar Valor (Avaliar/Analisar): KDMs selecionam ideias, selecionam e classificam os critérios/filtros para solucionar o desafio; Diferentes partes interessadas podem ser convidadas para a discussão.
4
Capture Value (Narrow/Ground): As ideias selecionadas passam por um funil de filtros ranqueados (ou MCDA) até encontrar a(s) solução(ões) final(is), que será então conceituada e/ou prototipada; KDMs e/ou diferentes partes interessadas podem estar envolvidos na discussão.
5
Consolidar valor (agir/operar): os KDMs validam os 3Ms e o modelo de negócios, a implementação da(s) solução(ões) final(is), avaliam os KPIs alcançados, monitoram a execução e desenvolvem um plano de sustentabilidade. Diferentes partes interessadas podem estar envolvidas na discussão. O VCW é constituído pelo quadro teórico DIANA e prático TIAGO totalmente personalizável para cada caso e problema específico. As ferramentas dos 15 Is de inovação e a contribuição de stakeholders internos e/ou externos ajudam a customizar o metaframework TIAGO (Lages 2016).