Imagine uma granola sem grãos nem cereais. Ela existe, é a Pulp Pantry, feita de bagaço de suco de frutas e vegetais. Os resíduos são comprados a preços baixos das indústrias de suco locais, por isso a produção ainda é pequena e dependente da quantidade de polpa que eles recebem.
As granolas cruas e desidratados preservam os nutrientes das frutas e vegetais. Não contém glúten e são feitas também com óleo e açúcar de coco, cacau cru e especiarias. As embalagens também são ecológicas e os ingredientes, todos orgânicos.
A empresa britânica Pinkster está obtendo lucro de um subproduto natural do seu gin. As framboesas que sobram da produção da bebida viram outro produto, o Boozy Berries, que são as frutas alcoólicas em calda de gin. O sucesso foi enorme, na última temporada foram vendidos 18 mil frascos do produto.
Algumas frutas, porém, ficavam muito moles após a produção da bebida e não serviam para ser usadas na produção de Boozy Berries. Elas ganharam então uma terceira chance e viraram a Pinkster Gin Jam, geléia de framboesa com gin.
Antes de jogar fora o bagaço de suco que sobrou na peneira, pense bem, que tal usar a imaginação e fazer um novo produto?
Sua empresa produz suco e não sabe o que fazer com o bagaço? Fale com a Upcycling Solutions!
PS: Artigo originalmente escrito em 28/06/2017 e publicado aqui em 27/05/2023.
Vocês precisam conhecer a Amazonika Mundi, empresa brasileira que utiliza o bagaço do Caju como fonte de fibra em seus alimentos!!
Oi Bruno, obrigado pelo comentário. Sim já conhecemos a Amazonika Mundi há muito tempo. Faz parte dos nossos exemplos bem sucedidos de produtos upcycled e sempre compramos. Parabéns pela proposta e pelos produtos.