Azeite de tomates e outras novidades
Que os tomates são matéria prima de produtos deliciosos como ketchup e molho todo mundo sabe. Que é estrela até em festas populares como a La Tomatina, famosa “guerra” na Espanha, também. A novidade é que além disso ele agora é base para outros produtos inusitados.
Já imaginou seu azeite amarelo-ouro de repente se tornar avermelhado? Isso é possível com o azeite de tomate. Ele também é feito com azeitonas, mas estas deixam de reinar sozinhas no Red Olive. O produto é inédito, já foi patenteado e une os benefícios do azeite tradicional com os do tomate, em outras palavras, uma dose extra de licopeno para o consumidor. O licopeno possui ação anti-oxidante, acredita-se prevenir câncer de próstata e diminuir a incidência de doenças cardiovasculares. Ou seja, tudo de bom para a saúde.
Também feita com tomates é uma caixa desenvolvida pela empresa holandesa Solidus Solutions. Usando restos de tomates como matéria prima para o papel-cartão das caixas, estas são então utilizadas para transportar os frutos saudáveis. É totalmente reciclável e contribui para a utilização de resíduos e diminuição do desperdício. Para a fabricação são utilizados principalmente caules e folhas de tomates, cujas grandes quantidades não possuem utilidade para o produtor e nem para o cliente. Esse resíduo é picado, moído e as fibras são então extraídas e misturadas com as fibras de papéis reciclados.
As fibras de tomate aparecem no interior da caixa de propósito para que o consumidor as possa ver. As caixas transportam até cinco quilos e podem ser recicladas até sete vezes. Para o futuro, os planos da empresa incluem reciclar folhas de pepino e de pimentão.
Humm só novidades deliciosas para um fruto delicioso e versátil.
Artigo originalmente escrito em 22/10/2017, editado e publicado em 08/02/2023.
Referências: Blog Cultura Espanhola, Folhas de Oliva, Exame, Agronegócios.eu, Food Production Daily, A Nutricionista
[…] Para o upcycling de azeitona ficar completo, saiba que, além das azeitonas, as folhas de oliveira também são comestíveis, falamos sobre isso neste post aqui e aqui. […]