O surgimento de uma categoria de bebidas neutralizadoras de pimenta: o caso da Viee
Você conhece seu consumidor? Tem certeza? É que às vezes o seu produto pode ter um uso que você nem imagina.
Na indústria farmacêutica esse efeito já é conhecido. É tipo o viagra, desenvolvido para ser um remédio cardíaco e hoje é mais conhecido por seu efeito contra impotência. Ou o Ozempic, criado para tratar diabetes, mas que hoje é mais conhecido no tratamento da obesidade. Veja o caso do neutralizador de pimenta.
Esse uso secundário pode se tornar tão importante que pode definir os rumos da empresa. É o caso da Viee, marca chinesa que poderia ser só mais uma bebida à base de plantas, não fosse por um detalhe: ela tem efeito neutralizador de pimenta.
Esse detalhe muda tudo. A bebida saiu dos itens para o café da manhã e foi para os restaurantes, servida com pratos apimentados, como o hot pot, para aplacar a queimação na boca dos comensais.
Em gestão da inovação, para ter sucesso um produto precisa ser um “analgésico”, que resolva uma dor latente do usuário, e não uma “vitamina”, que é bom, mas não imprescindível.
Viee se tornou uma necessidade, e num país em que o consumo de pratos apimentados é altíssimo, acompanhar a comida com a bebida à base de amendoim é um alívio.
Pedro Waengertner, no livro A estratégia da inovação radical, diz que uma maneira de medir o impacto da sua empresa, é perguntando: se sua empresa desaparecesse hoje, o que o consumidor sentiria? No caso da Viee, ela se tornou uma necessidade ardente, com o perdão do trocadilho.
Além do efeito neutralizador de pimenta, a bebida é baixa em açúcar e calorias e sem conservantes. Sem álcool, com amendoim e nozes, um sabor complexo ideal para adultos.
O hot pot apimentado era tradicionalmente acompanhado de cerveja, mas o cenário mudou, possivelmente puxado pela geração Z, que historicamente consome menos álcool que as anteriores.
O feito da bebida é ainda mais impressionante quando se considera que ela inaugurou uma categoria nova. Resolve uma dor – literalmente – do consumidor de alimentos apimentados, e deve conquistar uma fatia do mercado de “bebidas-consumidas-com-comidas” chinês, que deve atingir os US$60bi em 2028.
No upcycling esse efeito também acontece, não é raro o mercado upcycled valer mais do que o original.
Por exemplo, o mercado de cenouras baby já representou mais da metade de todo o mercado de cenouras dos EUA e cresce quase o dobro do que o seu mercado original. Caso você não saiba, cenouras baby são feitas a partir de cenouras comuns quebradas. Até então sem valor de mercado, quando saiu do hortifrutti para as lancheiras de crianças, o jogo virou.
Voltando à Viee, a empresa familiar está no mercado faz 30 anos, teve lucro recorde em 2023 e foi recém adquirida. Nada mal, né?
Veja mais artigos no blog da Upcycling Solutions.
Imagens: Green Queen
Referências: Ion Analytics, News Market US, Statista, Green Queen