8 infusões de café que vão mexer com a sua cabeça
Os “infused coffees”, cafés infusionados ou apenas infusões de café, abrem o leque para infinitos novos sabores da bebida. Ficou curioso? Conheça aqui no Blog Upcycling Solutions!
Os cafés são “saborizados” através da infusão dos grãos ou mesmo da mistura da bebida em outro líquido. E a partir daí é que a inovação acontece, já existem diversas infusões de café que nasceram da combinação de algo com café.
Primeiro é importante saber o que é infusão, que é “a imersão de folhas, raízes, sementes e plantas diretamente na água quente. O termo se diferencia do chá pois é feito com outras ervas, frutos, sementes e raízes (chá só se refere a planta Camellia sinensis).”
O segmento dos “infused coffees” está em ascensão e não temos uma tradução perfeita em português, optamos pelo termo infusões de café, apesar de quem nem sempre elas acontecem em água quente. A infusão pode acontecer antes ou depois da torra, ou quando o café é moído; mas na maioria das vezes ocorre com café verde.
Métodos de processamento experimental atraem consumidores mais jovens que procuram novos sabores ou sabores mais matizados em cafés especiais. É um mercado premium e acena para o refinamento do consumidor de café em busca uma experiência diferente com a bebida.
Grandes oportunidades de upcycling
Recentemente, os produtores têm desenvolvido métodos para atender a uma crescente demanda por sabores complexos. Técnicas como fermentação anaeróbica e maceração carbônica fermentam o café em tanques pressurizados, desviando-se dos métodos de processamento mais tradicionais (lavado, mel, processamento natural).
É aqui que partes que até então eram descartadas do café ganham protagonismo, cereja do café (cáscara), grãos envelhecidos, folhas do café e óleos essenciais, podem ser infundidos nas fases de secagem ou armazenamento, mas mais comumente durante a fermentação.
Outros ingredientes upcycled também podem ser explorados, resíduos de cogumelo (conhece o café de cogumelo? Confira aqui!), cascas e sementes de frutas, folhas, as possibilidades são infinitas!
Qualquer molécula pequena o suficiente para penetrar nos poros das paredes do café verde é capaz de criar alterações no sabor que a indústria não tinha percebido até então.
1- Absinto
Absinto foi banido de diversos países, mas seus derivados estão aí. O Absinthe Coffee é uma infusão com erva doce, aniz, alcaçuz e absinto, claro.
2- Whisky
Atende pelo nome Jack Daniels Coffee e é fruto de uma parceria entre a fabricante de whisky e da World of Coffee, especialista nos grãos. São 4 versões diferentes e todas com infusão de whisky, claro.
A marca garante que o produto não é alcoólico e pode ser encontrado no site da marca.
3- Cerveja
Esta é uma cerveja com infusão de café, que é o contrário do café com infusão de cerveja deste post sobre cafeína funcional (vamos relembrar aqui?)
A Modern Times Beer produz a bebida que contém ainda cacau e coco. Mas eles não são os únicos, também há a versão da Sixpoint que tem mesmo só café.
4- Água de coco
Por que mexer na melhor bebida da terra? Pelo menos de acordo com a minha modesta opinião, água de coco é a melhor bebida do mundo! Enfim, para quem gosta das duas coisas, A startup Harmeless Harvest já juntou tudo num combo.
5- Chá
Esta linha de energéticos naturebas são feitos de chá+café com opção de erva-mate ou chá verde. Orgânicos, vegan, kosher e gluten-free, para condizer com a proposta da Love Grace empresa fabricante, eles ainda têm na formulação ingredientes como chia, leite de coco, cacau cru e cogumelos.
6- Cannabis
Sim sim, até infusão de maconha já colocaram no cafezinho. Tem cápsulas para máquina da Jane’s Brew e pronto para beber. Já são várias marcas nos EUA, se quiser ver um ranking completo, visite o High Times, um site especializado no assunto.
7- Vinho
Uniram duas das bebidas mais apreciadas do mundo. A criação é da Molinari Private Reserve. A ideia nasceu em 2013, em parceria com uma torrefadora de café. Começaram a trabalhar na fórmula em 2014 testando diversas combinações. O produto final passa por uma imersão dos grãos de café já torrados em vinho. Os grão são secos e então torrados novamente. O resultado? Um lever sabor de framboesa, segundo eles.
8- Mapple e bacon
A “baconmania” chegou ao extremo! Para fechar o ranking, café com bacon e xarope maple. Só faltaram os ovos mexidos para fazer o café da manhã completo.
Horizonte regulatório
Num mercado cada vez mais competitivo, as infusões de café podem desempenhar um grande papel ajudando os cafés e torrefações a se destacarem. Porém a questão regulatória ainda paira, afinal seriam as infusões uma maneira de burlar a pureza do café?
Claro que não, a inovação (e o upcycling) requerem transparência, a ideia não é introduzir substâncias que comprometam a bebida para baratear seu custo enganado o consumidor, mas sim criar um novo segmento de mercado. Assim como as águas e as águas saborizadas, que apesar de serem originadas da água pura, são bastante diferentes em perfil de sabor e o consumidor consegue diferenciar perfeitamente os produtos.
É preciso estabelecer padrões e regulamentações claras para não desvalorizar esses cafés e não comprometer os cafés puros, assim todos ganham, empresas, governos e principalmente os consumidores.
Quais desses você quer provar?
PS: Artigo originalmente escrito em 25/05/2017. Editado, atualizado e publicado aqui em 21/01/2024.
Referências: OC Weekly, Uncrate, Trend Hunter, Oddity Central, Bevnet, GQ Portugal, New Ground, Perfect Daily Grind
[…] 8 infusões de café que vão mexer com a sua cabeça […]